CLAUDILÉIA

CLAUDILÉIA
ANALISTA PEDAGÓGICO

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MATÉRIA E ENERGIA

Matéria
Se você observar o ambiente que o rodeia, notará coisas que pode pegar, como uma bola, lápis, caderno, alimentos, outras que pode ver, como a lua, as estrelas, e outras ainda que pode apenas sentir, como o vento, a brisa. Se você colocar algumas destas coisas em uma balança, perceberá que todas elas possuem uma quantidade de massa, medida em relação a um padrão pré-estabelecido.
Todas essas coisas que você observou, comparou e cuja quantidade você mediu, têm características comuns: ocupam lugar no espaço e têm massa.
Tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa é matéria.

Energia
O calor que nos aquece, a luz do Sol, de outras estrelas ou das lâmpadas, são formas de energia. Todas as substâncias que formam os materiais que encontramos na Terra, na Lua, nos outros planetas, nos seres vivos, nos alimentos, nos objetos, são formas diferentes de matéria. Todos os seres vivos são feitos de matéria e precisam de energia para que seu organismo funcione, seja ele uma planta, uma bactéria ou um ser humano.
Em nossas atividades cotidianas precisamos de vários tipos de matéria e energia. Para nossa sobrevivência precisamos dos alimentos, para que estes nos forneçam energia para nossas funções vitais. Para o mais leve movimento que realizamos como um piscar de olhos, precisamos de energia. Além dos alimentos, precisamos de materiais para produzir todos os objetos, utensílios, ferramentas que utilizamos: como um abridor de latas, uma mesa, um copo, uma máquina de lavar roupa, um fogão a gás, um computador, um caminhão. Para que qualquer instrumento, máquina ou ferramenta funcione precisamos de algum tipo de energia, por exemplo, para que um computador funcione precisamos de energia elétrica, para o funcionamento de um abridor de latas precisamos da energia dos nossos músculos.
Além de massa e volume existem outras características comuns a toda matéria e são denominadas propriedades gerais.
Quando um ônibus arranca a partir do repouso, os passageiros tendem a deslocar-se para trás, resistindo ao movimento. Por outro lado, quando o ônibus já em movimento freia, os passageiros deslocam-se para frente, tendendo a permanecer com a velocidade que possuíam, isto é devido a uma outra característica da matéria, a inércia.

• Inércia é a propriedade da matéria de resistir a qualquer variação de seu estado de:
a) Repouso ou de movimento. RESPOSTA: A D: 3 E/OU D:12
b) Massa ou de volume.
c) Contração ou relaxamento.
d) Repouso ou relaxamento.

• É mais fácil empurrar um carro do que um caminhão, porque os corpos que apresentam maior inércia são:
a) Aqueles que apresentam menor massa.
b) Aqueles que apresentam maior massa.
c) Aqueles que apresentam tamanhos diferentes.
d) Aqueles que apresentam o mesmo tamanho.
RESPOSTA: B D:2
Todos os corpos abandonados próximos à superfície da Terra caem devido aos seus pesos, com velocidades crescentes, sujeitos a uma mesma aceleração, denominada aceleração da gravidade. A aceleração da gravidade é representada pela letra g.
A aceleração da gravidade varia de um local para outro, quanto mais distante do centro da Terra o corpo se encontrar, menor será a ação da atração gravitacional.
Na superfície da Terra, a aceleração da gravidade varia muito pouco e o valor desta é aproximadamente 9,8 m / s2,ou seja, a cada segundo a sua velocidade aumenta em 9.8 m/s.
Peso e massa de um corpo não são a mesma coisa, o peso de um corpo depende do valor local da aceleração da gravidade e a massa é a quantidade de matéria, além de ser uma propriedade exclusiva do corpo, não depende do local onde é medida.
Peso e massa estão relacionados entre si, o peso de um corpo é proporcional a sua massa.
Após a leitura do texto podemos concluir que, Peso é:
a) A força de atração gravitacional que a Terra exerce sobre um corpo.
b) A força de atração gravitacional que o corpo exerce sobre a Terra.
c) A força de atração que a Terra exerce sobre um espaço
d) A força de atração que o corpo exerce sobre ele mesmo.
RESPOSTA: A D: 3

Um comentário:

  1. Cara colega,

    Gostei do blog e das sugestões de atividades, faço parte da equipe do PIP/CBC - guanhães e gostaria de criar uma maior comunicação para trocarmos experiências e atividades.

    Sucesso,

    Derlon Pereira
    Analista Pedagógico - SRE/Guanhães

    ResponderExcluir